13 março, 2006

Falar sobre Psicologia é...

Por Jarbas F. Cardoso

Falar sobre psicologia é falar sobre o homem no mundo. É falar sobre o 'eu' e a relação com o outro. Sobre 'eu' porque a psicologia trata de nossa subjetividade, ou seja, sobre as questões mais intimas existentes em nós; o que existe internamente em cada um. É também falar sobre 'outro' como indivíduo social que depende e mantêm relações com outras pessoas.
Portanto, a psicologia faz essa análise na questão humana, ao mesmo tempo em que desenvolve certa pretensão de interpretação de nossas relações com o mundo. O 'eu' comigo mesmo, o 'eu' com o outro e, ambos com o mundo.
Reparem que falei em fazer análise. Ora, falarmos em análise é falarmos de ciência. A psicologia, portanto é uma ciência que busca através de métodos próprios (porém estes bastante variados) fazer uma interpretação sobre o homem e seu comportamento ou a manifestação deste. Mas afinal, o que é ciência? Quais são os métodos utilizados em psicologia?

Obs.: Segue a baixo três links como leitura complementar.

O que é filosofia?
O que é ciência?
Os métodos utilzados em psicologia

Nenhum comentário: