12 março, 2006

PLANO DE TRABALHO - Técnico em Publicidade

Psicologia da Comunicação

Objetivos
Oferecer aos alunos as condições de aprendizagem necessárias para que elabore uma síntese temática sobre a natureza social em sua relação com a comunicação e seja capaz de aplicar os conceitos relacionados a esta inter-relação às práticas profissionais decorrentes de sua profissão (Publicidade e propaganda). Proporcionar também uma abordagem dentro dos princípios éticos que orientam a atividade do profissional de publicidade.

Competências e habilidades
a) Desenvolver alguns dos conhecimentos requeridos para a compreensão e discussão crítica dos principais problemas e desafios postos atualmente à humanidade.
b) Assegurar o desenvolvimento de um raciocínio criativo, claro, rigoroso e conseqüentemente indispensável para a avaliação crítica dos costumes, crenças e das práticas exercidas em sociedade, na comunidade e nas instituições.
c) Aprofundar o gosto pelo estudo assíduo e pelo trabalho persistente, sem os quais nenhum projeto coletivo ou pessoal pode ser conseqüente.
d) Abordar do ponto de vista da Psicologia, aspectos da realidade profissional.
e) Ter desenvolvido condições de aprendizagem necessárias para que elabore uma síntese temática sobre a natureza social em sua relação com a comunicação.
f) Compreender termos, tais como: multideterminação humana, inteligência, vida afetiva, grupos sociais, relações interpessoais, crenças e desejo.
g) Aplicar os conceitos relacionados à de inter-relação às práticas profissionais decorrentes de sua profissão (Publicidade e propaganda)
h) Compreender e utilizar a ética profissional nas suas relações de trabalho.

Conteúdos pragmáticos
1 - Reflexões acerca das matrizes do pensamento psicológico.
2 - Psicologia Social e o Homem Contemporâneo: a questão da Identidade num mundo em transformação.
3- Psicologia e Meios de Comunicação
4 - A natureza da Psicologia da Comunicação e Publicidade.
5 - Comunicação e desenvolvimento emocional: a percepção do cliente e consumidor
6- Psicologia da Comunicação nos espaços grupais: a psicologia nas Relações Públicas.
7 - Psicologia da Comunicação nos espaços massivos: psicologia das massas.
8- A psicodinâmica das cores em publicidade
9- As condições psicológicas da formação do juízo moral.
10- Os meios de comunicação como atores sociais.
11-Reflexões acerca dos fundamentos da ética
12-Ética da propaganda. Ética profissional
13-Código de ética: direitos e deveres do profissional

Método
A metodologia prevista para a disciplina compreenderá aulas expositivas dialogadas sobre os tópicos do programa e sua contextualização; estudos de casos, leitura e discussão de textos selecionados, seminários que fomentem a participação e a desenvoltura do aluno e desenvolvimento de exercícios individuais e em grupo, em sala da aula. Além disso, poderão ser solicitadas leituras extra-classe de textos relacionados com o conteúdo da disciplina.


Avaliação
A avaliação dos alunos levará em conta os seguintes procedimentos: a) Presença e participação nas aulas. b) Apresentação de seminários e verificação de leitura. c) Elaboração de trabalhos ou pesquisas no campo da psicologia. Uma prova no meio e uma no fim do curso.

Critério
A avaliação terá como critérios a participação do aluno no desenvolvimento do programa e o grau de pertinência e coerência de sua produção escolar voltada à elaboração de sínteses de conhecimento a respeito dos temas propostos no programa.

Norma de Recuperação
O aluno que necessitar terá assistência individual para recuperação de conteúdos e, ao final, será submetido a trabalhos ou a prova escrita sobre parte ou todo o programa.

Bibliografia
ALMEIDA, Aires. MURCHO, Desidério. A Arte de Pensar – Vol 01 e 02. Lisboa: Didática, 2003.
ALMEIDA, Cleide. "Pós-moderno: um mundo de imagens e sem memória", in ECCOS, Uninove, SP (1), p. 25-34.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômiacos. Trad. De Mário da Gama Kury. Brasília: UnB. 2001.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Tradução de Artur Morão. Rio de Janeiro: Editora Elfos, 1995.
BERGAMINI, C.W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. São Paulo: Atlas, 1992.
CABRAL, Álvaro. OLIVEIRA, Eduardo Pinto. Uma breve história da Psicologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
CALAZANS, Flávio. Propaganda subliminar multimídia. São Paulo: Summus, 1992
DAVEL. Relações Humanas e Subjetividade. Petrópolis: Vozes,1996.
FARINA, Modesto, Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1990
FREUD, Sigmund. Psicologia das Massas. Rio de Janpeiro. Imago, 1970.
FIGUEIREDO, Luís Cláudio M. SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2000.
GAARDEN, Jostein. O mundo de Sofia (João Azenha Jr. Trad.). São Paulo: Cia Das Letras, 1995.
GOODWIN, James C. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix.Guareschi, P.A. (org.) Comunicação & Controle Social. Vozes: Petrópolis, 1991
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das Relações Humanas. São Paulo: Atlas, 2001.
MORRIS, Charles G. MAISTO, Alberto A. Introdução à Psicologia. São Paulo: Person, 2004.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal. Petrópolis: LTC, 1983.
ROBINS, S. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
SINGER, Peter. Ética Prática. Trad. De Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
WERTHEIMER, M. Pequena História da Psicologia (L.L.de Oliveira). SP.: Companhia Editora Nacional, 1991.


Um comentário:

Thaysa Azevedo disse...

Olá. Por favor, você pode me ajudar com uma informação? Você tem notícias deste curso? Eu havia imprimido e guardado. resgatei a impressão agora, mas não encontro mais ele no site da USP. Tiraram ele da grade? Meu e-mail é ta.azevedo@terra.com.br Obrigada.