12 março, 2006

PLANO DE TRABALHO - Técnico em Contabilidadade


PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS e Ética
Objetivos
Proporcionar a caracterização e análise de processos básicos do comportamento humano, focalizando-os no contexto das organizações: percepção (destaque à percepção social), motivação (ênfase à motivação para o trabalho), pensamento e linguagem (ênfase nas representações sociais), comunicação. Conceituação e caracterização de papéis sociais e processos grupais nas organizações. Ofertar também uma abordagem dentro dos princípios éticos que orientam a atividade do profissional em contabilidade.

Competências e habilidades
a) Desenvolver alguns dos conhecimentos requeridos para a compreensão e discussão crítica dos principais problemas e desafios postos atualmente à humanidade.
b) Assegurar o desenvolvimento de um raciocínio criativo, claro, rigoroso e conseqüentemente indispensável para a avaliação crítica dos costumes e das práticas exercidas em sociedade, na comunidade e nas instituições.
c) Aprofundar o gosto pelo estudo assíduo e pelo trabalho persistente, sem os quais nenhum projeto coletivo ou pessoal pode ser conseqüente.
d) Abordar do ponto de vista da Psicologia, aspectos da realidade profissional.
e) Compreender termos, tais como: multideterminação humana, inteligência, vida afetiva, grupos sociais, relações interpessoais, liderança.
f) Desenvolver a afetividade, comunicação e liderança.
g) Aplicar os conceitos relacionados à de inter-relação às práticas profissionais decorrentes de sua profissão
h) Compreender e utilizar a ética profissional nas suas relações de trabalho.

Conteúdos Pragmáticos
1.O objeto de Estudo da Psicologia
1.1 A psicologia como ciência do comportamento humano
1.2. As principais teorias da psicologia

2. Processos psicológicos básicos e suas manifestações no contexto das organizações
2.1. Introdução ao estudo da percepção
2.1.1. Sensação e percepção
2.1.2. Tipos de percepção
2.1.2.1. Percepção social
2.2. Motivação e Trabalho
2.2.1. Motivos: conceito e importância
2.2.2. Teorias motivacionais
2.4. Comunicação
2.4.1. Conceito e importância
2.4.2. Possibilidades e entraves no contexto das organizações
3. Processos Grupais nas Organizações
3.1. Liderança
3.2. Cooperação e Competição
3.3. Problemas Humanos no Ambiente de Trabalho
3.4. Relacionamento
4. Ética
4.1 Introdução – o que é ética?
4.2 Os costumes
4.3 Teorias da ética
4.4 Código de ética: direitos e deveres do profissional em contabilidade
Método
A metodologia prevista para a disciplina compreenderá aulas expositivas dialogadas sobre os tópicos do programa e sua contextualização; estudos de casos, leitura e discussão de textos selecionados, seminários que fomentem a participação e a desenvoltura do aluno e desenvolvimento de exercícios individuais e em grupo, em sala da aula. Além disso, poderão ser solicitadas leituras extra-classe de textos relacionados com o conteúdo da disciplina.

Avaliação
A avaliação dos alunos levará em conta os seguintes procedimentos:
a) Presença e participação nas aulas.
c) Apresentação de seminários e verificação de leitura.
d) Elaboração de trabalhos ou pesquisas no campo da psicologia. Uma prova no meio e uma no fim do curso.

Critério
A avaliação terá como critérios a participação do aluno no desenvolvimento do programa e o grau de pertinência e coerência de sua produção escolar voltada à elaboração de sínteses de conhecimento a respeito dos temas propostos no programa.

Norma de Recuperação
O aluno que necessitar terá assistência individual para recuperação de conteúdos e, ao final, será submetido a trabalhos ou a prova escrita sobre parte ou todo o programa.

Bibliografia
ALMEIDA, Aires. MURCHO, Desidério. A Arte de Pensar – Vol 01 e 02. Lisboa: Didática. 2003.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômiacos. Trad. De Mário da Gama Kury. Brasília: UnB. 2001.
BERGAMINI, C.W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. São Paulo: Atlas. 1992.
CABRAL, Álvaro. OLIVEIRA, Eduardo Pinto. Uma breve história da Psicologia. Rio de Janeiro: Zahar. 1972.
DAVEL. Relações Humanas e Subjetividade. Petrópolis: Vozes,1996.
FIGUEIREDO, Luís Cláudio M. SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC. 2000.
GAARDEN, Jostein. O mundo de Sofia (João Azenha Jr. Trad.). São Paulo: Cia Das Letras. 1995.
GOODWIN, James C. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix.
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das Relações Humanas. São Paulo: Atlas. 2001.
MORRIS, Charles G. MAISTO, Alberto A. Introdução à Psicologia. São Paulo: Person. 2004.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal. Petrópolis: LTC. 1983.
ROBINS, S. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
SINGER, Peter. Ética Prática. Trad. De Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes. 2002.
WERTHEIMER, M. Pequena História da Psicologia (L.L.de Oliveira). SP.: Companhia Editora Nacional. 1991.

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor Jarbas vamos usar este texto ou nao em?

Jarbas. disse...

Esse é o plano de trabalho, não deixa de ser um texto. Mas nele, como vc mesmo viu, está os conteúdos, o método das aulas, bibliografia e forma de avaliação...é bom vc ter sempre em seu caderno.