12 março, 2006

PLANO DE TRABALHO - Técnico em Secretariado

PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Objetivos
Localização e desenvolvimento da psicologia social. Psicologia social e relações humanas. Estrutura psicossocial do homem e relações de trabalho.
Relação indivíduo x grupo x sociedade. Processo de socialização, identidade e grupos sociais. Processos de comunicação. Desenvolver conhecimentos e aptidões em relações públicas.

Competências e habilidades
a) Desenvolver alguns dos conhecimentos requeridos para a compreensão e discussão crítica dos principais problemas e desafios postos atualmente à humanidade.
b) Assegurar o desenvolvimento de um raciocínio criativo, claro, rigoroso e conseqüentemente indispensável para a avaliação crítica dos costumes e das práticas exercidas em sociedade, na comunidade e nas instituições.
c) Aprofundar o gosto pelo estudo assíduo e pelo trabalho persistente, sem os quais nenhum projeto coletivo ou pessoal pode ser conseqüente.
d) Abordar do ponto de vista da Psicologia, aspectos da realidade profissional.
e) Compreender termos, tais como: multideterminação humana, inteligência, vida afetiva, grupos sociais, relações interpessoais.
f) Desenvolver a afetividade, a comunicação e espírito de liderança.
g) Aplicar os conceitos relacionados à de inter-relação às práticas profissionais decorrentes de sua profissão
h) Desenvolver conhecimentos para aptidões em relações públicas.

Conteúdos Pragmáticos
1.O objeto de Estudo da Psicologia
1.1 A psicologia como ciência do comportamento humano
1.2. As principais teorias da psicologia

2. Processos psicológicos básicos e suas manifestações no contexto das organizações
2.1. Introdução ao estudo da percepção
2.1.1. Sensação e percepção
2.1.2. Tipos de percepção
2.1.2.1. Percepção social
2.2. Motivação e Trabalho
2.2.1. Motivos: conceito e importância
2.2.2. Teorias motivacionais
2.4. Comunicação
2.4.1. Conceito e importância
2.4.2. Possibilidades e entraves no contexto das organizações
3. Processos Grupais nas Organizações
3.1. Liderança
3.2. Cooperação e Competição
3.3. Problemas Humanos no Ambiente de Trabalho
3.4. Relacionamento
4. Técnicas de Relações Públicas
4.1. A técnica das Comunicações Humanas
4.2. A empresa
4.3. Os públicos
4.4. Os instrumentos
4.5. A imagem
5. O Planejamento das Relações Públicas
5.1. A política da empresa
5. 2. As diretrizes de uma política de empresa

Metodologia
A metodologia prevista para a disciplina compreenderá aulas expositivas dialogadas sobre os tópicos do programa e sua contextualização; estudos de casos, leitura e discussão de textos selecionados, seminários que fomentem a participação e a desenvoltura do aluno e desenvolvimento de exercícios individuais e em grupo, em sala da aula. Além disso, poderão ser solicitadas leituras extra-classe de textos relacionados com o conteúdo da disciplina.

Avaliação
A avaliação dos alunos levará em conta os seguintes procedimentos:
a) Presença e participação nas aulas. b) Apresentação de seminários e verificação de leitura. c) Elaboração de trabalhos ou pesquisas no campo da psicologia. Uma prova no meio e uma no fim do curso.

Critério
A avaliação terá como critérios a participação do aluno no desenvolvimento do programa e o grau de pertinência e coerência de sua produção escolar voltada à elaboração de sínteses de conhecimento a respeito dos temas propostos no programa.

Norma de Recuperação
O aluno que necessitar terá assistência individual para recuperação de conteúdos e, ao final, será submetido a trabalhos ou a prova escrita sobre parte ou todo o programa.

Bibliografia
BERGAMINI, C.W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. São Paulo: Atlas. 1992.CABRAL, Álvaro. OLIVEIRA, Eduardo Pinto. Uma breve história da Psicologia. Rio de Janeiro: Zahar. 1972.
DAVEL. Relações Humanas e Subjetividade. Petrópolis: Vozes,1996.FIGUEIREDO, Luís Cláudio M. SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC. 2000.
GAARDEN, Jostein. O mundo de Sofia (João Azenha Jr. Trad.). São Paulo: Cia Das Letras. 1995.
GOODWIN, James C. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix. 2005.
MICHENER, Andrew H., DELAMATER, John D. MYRES, Daniel J. Psicologia Social. São Paulo: Thomson Learning. 2005.
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das Relações Humanas. São Paulo: Atlas. 2001.
MORRIS, Charles G. MAISTO, Alberto A. Introdução à Psicologia. São Paulo: Person. 2004.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal. Petrópolis: LTC. 1983.
ROBINS, S. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
SINGER, Peter. Ética Prática. Trad. De Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes. 2002.
WERTHEIMER, M. Pequena História da Psicologia (L.L.de Oliveira). SP.: Companhia Editora Nacional. 1991.

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