12 abril, 2006

O ASSOCIACIONISMO

O principal representante do Associacionismo é Edward L. Thorndike, sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. Sua produção de conhecimento pautava-se por uma visão de utilidade deste conhecimento, muito mais do que por questões filosóficas que perpassam a Psicologia.
O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias – das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que a ela estariam associadas.
Thorndike formulou a Lei do Efeito, que seria de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. De acordo com essa lei, todo o comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, um rato etc.) tende a se repetir, se nós o recompensarmos (efeito) assim que ele o emitir. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência. È pela lei de efeito, que o organismo irá associar essas situações com outras semelhantes.
Exemplo: se ao apertarmos um dos botões de um rádio e formos “premiados” com música e, bem como, em outras oportunidades apertarmos o mesmo botão e novamente isso ocorrer, generalizaremos essa aprendizagem para outros aparelhos semelhantes, como toca - CD, DVD e etc.
Tanto o Funcionalismo, Estruturalismo e Associacionismo são perspectivas que relacionam nossas ações a eventos que ocorrem dentro do corpo, particularmente no cérebro e sistema nervoso. Portanto consideradas como fisiologistas.
Fonte:
KELLER, Fred Simmons, 1899-. A definicão da psicologia. São Paulo, Herder, p.159p., 1970-1974.

8 comentários:

Lucas - penny disse...

legau o blog sôr ..é bom pra mim q sou nerd.. posso estudar por aqui haeiueh.. ;)

abraço ae

Jarbas disse...

Hum...muito bem Lucas e que bom que tenha achado legal o Blog. Mas não deixe de assistir minhas aulas, ok. Continue opinando e perguntando sobre suas dúvidas. Abraços.

Anônimo disse...

Perfeito! Precisava mesmo de algo claro e objetivo para explicar o Associacionismo para a minha turma. Estarei sempre por aqui para ver as novidades! Abraços!

Francilene Ribeiro

mara disse...

Adorei o material que encotrei foi muito util. obrigada


Mara Regina

Anônimo disse...

isto ai que ele passou tbm é encontrado no livro Psicologias:Uma introdução ao estudo de psicologia da autora Ana Mercês Bahia Bock.
estou usando ele no meu curso de pedagogia é mt bom

Anônimo disse...

Oi Jarbas, valeuuuu, me ajudou muito em meu trabalho.
Obrigada

Anônimo disse...

Adorei o Blog, momentos finais estudando p/ prova ... :)) Vlw d+

Ana disse...

Gostei. Estava com dúvidas a respeito do associacionismo, a explicação na minha apostila não estava muito clara. Agora entendi. Thanks!