18 março, 2007

Imagens subliminares impactam o cérebro

Quando se trata de imagens subliminares, longe dos olhos não significa longe da mente. Embora as imagens ou mensagens sejam invisíveis, e as pessoas não tenham consciência de que as viram, elas captam a atenção do cérebro em um nível subconsciente, dizem pesquisadores.As descobertas de cientistas do University College de Londres sugerem que a publicidade subliminar, que emprega imagens ou mensagens para influenciar os consumidores, deixam um impacto no cérebro.
OAS_AD('x96');
- Esta é a primeira vez que se demonstra que o cérebro pode prestar atenção a coisas das quais nós nem sequer tomamos consciência - disse em entrevista o Dr. Bahado Bahrami, chefe da equipe.Os pesquisadores empregaram uma técnica de escaneamento chamada MRI para registrar a atividade cerebral de voluntários aos quais foram mostradas imagens e depois se pediu que desempenhassem tarefas. Os cientistas constataram que o cérebro responde a imagens tênues, embora o espectador não tenha consciência de ter visto as imagens.Para Bahrami, a descoberta aponta para o tipo de influência que a publicidade subliminar pode exercer sobre o cérebro.Os cientistas pediram a voluntários que usassem óculos com lentes filtradas para azul e vermelho e lhes apresentaram uma imagem tênue de objetos do cotidiano a um olho e uma imagem forte em lampejos contínuos para o outro. A imagem forte encobriu totalmente a imagem tênue. Também se pediu aos voluntários que realizassem tarefas mentais simples e mais difíceis ao mesmo tempo.Durante as tarefas mais fáceis, os cérebros dos voluntários captaram os estímulos subliminares, mas, nas tarefas mais difíceis, o MRI não registrou atividade cerebral, porque o cérebro bloqueou a entrada das imagens subliminares.- O que comprovamos é que podemos receber do córtex visual (do cérebro) respostas confiáveis que correspondem a imagens tênues, mesmo que os sujeitos não enxerguem essas imagens - disse Bahrami. - Essas reações se reduzem quando os sujeitos estão ocupados fazendo algo difícil.
__________________



Nenhum comentário: