13 abril, 2015

Um olhar sobre o Brasil...


Ainda hoje, ao pegar um táxi, em Porto.
- O senhor me leva na Avenida França?
- Em que ponto da Avenida?
- No consulado brasileiro, número 20.
- Você é brasileiro? 
- Sim.
- Hum, eu tenho uma filha que estuda lá, na UFRJ.
- Ah, legal.
- E você, é de São Paulo ou Rio? ( eu sabia que iria vir a pergunta, se eu era de SP...e tal, então pensei, vou sacanear um taxista hoje.)
- Nenhum dos dois.
- Silêncio...
- De onde é?
- Sou de Giruá, das bandas do Rincão Melgarejo. (hehehe... sacanagem né)
- Silêncio...
- Hum... e onde fica Giruá, lá no Brasil?
- Fica no Estado do Rio Grande do Sul. No extremo sul do País.
- Ah, sim, onde cai neve e tem churrasco bom!
- É, é mais ou menos isso!
A pergunta é sempre a mesma, você é de SP?... RJ?
A impressão que tenho, que no senso comum dos irmãos portugueses, o Brasil é mais ou menos assim:
Tem as praias dos estados do nordeste, na sequência é Rio de Janeiro, com mais praias, e saindo das praias do RJ, você olha o Corcovado, mas já da cidade de São Paulo. Claro, com condomínios de luxo, todos cercados e protegidos com muita segurança. E no entorno desses, favelas, muita pobreza e violência.
Eu tenho até a imagem do mapa, em minha cabeça.

* Imagem do site:< www.bahia-turismo.com/costa do cacau> em 13/04/2015

Nenhum comentário: